Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

O que é Talmud?






O Talmude tem dois componentes:

1. Mishná ( 200 d.e.c.), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral judaica; 
2. Guemará ( 500 d.e.c.), uma discussão da Mishná e dos escritos tanaíticos que frequentemente abordam outros tópicos, e são expostos amplamente no Tanakh.

A Mishná está ordenada em seis ordens, cada uma contendo 7 a 12 tratados (masechtot, plural de masechet). Existem 63 tratados no total. Cada masechet é dividida em capítulos (perakim, plural de perek) e depois em parágrafos e versículos (mishnaiot, plural de mishná). 

A Mishná é também chamada de Shás, uma abreviatura de Shishá Sedarim –( as "Seis Ordens"). O termo Shas é usado também para se referir a um Talmude completo, o qual segue a estrutura da Mishná.

As seis ordens são:

Zeraim ("Sementes"), discute sobre rezas e bênçãos, dízimos e leis agrícolas (11 tratados).

Moed ("Festival"), referente às leis do Shabat e das Festas Judaicas (12 tratados).

Nashim ("Mulheres"), acerca do casamento e divórcio, algumas formas de juramentos e as leis do nazir
 (7 tratados).

Nezikin ("Danos"), ocupa-se da lei civil e criminal, o funcionamento dos tribunais e juramentos (10 tratados).

Kodashim ("Coisas Sagradas"), acerca dos rituais de sacrifícios, as actividades do Templo e as leis alimentares (11 tratados).

Tahorot ("Purezas"), relativo às leis de pureza e impureza, incluindo a impureza do morto, as leis da pureza ritual dos sacerdotes ('Cohanim'), as leis da "pureza familiar" (as leis menstruais) e outras (12 tratados).

No vídeo abaixo temos um vídeo prático, rápido e esclarecedor sobre o Talmud de More Nelson:



       
Talmud em Português

Não há traduções do texto completo do Talmud em Português. Mas essas traduções estão sendo feitas aos poucos.
Assim, traduzido em Português apenas o Tratado de Becharot (Zeraim) completo, pela Editora Sefer http://www.koshermap.com.br/pt/view-9416/lancamento-talmud-em-portugues-volume-3-berachot-completo.html
Também localizamos em Português o Tratado de Sucá ( da Ordem de Moed - Festival) traduzido por David Messod Azulay, ex-aluno da Yeshivat Or Israel College, de Cotia http://imprensajudaica.blogspot.com.br/2011/05/tratado-completo-do-talmud-ganha-edicao.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário