Seja Bem Vindo!

Este site é exclusivamente direcionado ao estudo da língua hebraica e de textos originais do Tanak. Os vídeos e imagens publicados são escolhidos para complementação didática e cultural e não expressam opinião religiosa dos editores. Todos podem participar, desde que com comentários não ofensivos.

Agora estamos com a versão Ler e Ouvir de Salmos em Hebraico no celular. Boa leitura!

Postagem em Destaque

Quem foi Balaão? Bamidbar 22.2 a 25.9 (Parashá Balak)

´ Balaão era midianita,isto é, descendente de um povo gerado pelo casamento de Abraão com Keturá (Gênesis 25.1). Midian se tornou um...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um homem morto por violar o Sábado (Números 15). Por que as Leis de Moisés eram tão rígidas?


















Na época de consolidação da nação israelita, após a saída do Egito, vemos uma extrema rigidez nas leis do deserto. O povo precisava muito disso porque ainda estava acostumado com os códigos pagãos e infantilmente procurava testar os castigos das leis de Moisés. Foi o caso do homem que foi morto porque estava colhendo lenha em dia de Sábado (Números 15. 32-36).


A foto acima é de uma Torah e uma "yad" (mão"). Esta é uma espécie de ponteira que auxilia os rabinos na leitura do texto, para que não se percam.


Ao longo da história humana, vemos que os códigos legislativos estão sempre sendo modificados ou evoluídos para acompanhar as atualidades culturais de cada sociedade. Portanto, nos tempos de Moisés não haviam Leis de Trânsito, porque não existiam veículos e estradas para tal, assim como nos dias de hoje, no Código Legislativo Brasileiro, não exitem as Leis de Primogenitura na divisão dos bens de herança (Deuteronômio 21.17), embora ainda haja algumas sociedades orientais que as cumpram.

É evidente que as Leis do Deserto foram elaboradas para formar um povo Santo, que tinha um D'us piedoso, e que hoje devem ser consideradas como leis espirituais. Assim, a proibição de semeadura de espécies diferentes em um mesmo campo, do uso de vestidos de dois tecidos diferentes, ou do acasalamento de animais de espécies distintas (Levíticos 19.19), podem parecer muito estranhas, mas oferecem uma mensagem implícita sobre a ordem nos Ciclos da Vida.

No decorrer da história bíblica vemos que foi aumentando a lassidão na guarda do Sábado, sendo certo considerar também que alguns passaram a guardá-lo por costume, e não por espírito religioso.

Assim, vemos ainda no deserto que repetidas vezes o povo desobedeceu a guarda do Sábado e contou com a misericórdia divina. Foram poupados da morte, mas receberam severos castigos nas aflições e privações do deserto sendo impedidos de teram as suas "casas próprias" na Terra que lhes foi prometida:

"Demais, eu levantei a minha mão para eles no deserto, para não os deixar entrar na terra que lhes tinha dado, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras, porque rejeitaram os meus juízos, e profanaram os meus sábados. Pois o seu coração andava após os seus ídolos. Não obstante o meu olho lhes perdoou, para não os destruir nem os consumir no deserto." Ezequiel 20.15-17

Reparamos também, no caso do homem morto por causa do Sábado, que era uma época de primeiro amor de Israel com o Seu D'us. Como foi um caso isolado, a sua atitude foi tratada como aberração e levantada como exemplo para quem mais resolvesse fazer o mesmo.
Consequentemente, o erro e a condenação desse homem serviu de lição para uma posterior mensagem que D'us tinha para o Seu povo: pelo código legislativo do deserto, todos estão condenados à morte, mas a misericórdia pode romper a Lei.

Na introdução do livro de Isaías, vemos D'us extremamente irritado com aqueles que guardavam o Sábado, cumpriam os ritos da Lei Mosaica e que não tinham um pingo de misericórdia aos que tinham limitações. Condenavam em suas mentes os que julgavam pecadores nos seus infortúnios. Por causa de seu orgulho em cumprir a lei publicamente, lançavam um olhar de desprezo aos necessitados:

" De que me serve a multidão dos vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos.... Não continuies a trazer ofertas vãs! O incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem o ajuntamento solene.... escondo de vós os meus olhos...."
"....lavai-vos, e purificai-vos. Tirai a maldade dos vossos olhos atos de diante dos meus olhos! Cessai de fazer o mal, e aprendei a fazer o bem!
"Praticai o que é reto, ajudai o oprimido. Fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas." Isaías 1.11-19

Assim, vemos com a evolução da história de Israel, que aliviar as pesadas cargas do próximo está
acima de qualquer Lei Espiritual. Podemos até não conseguir cumprir fielmente a Lei Mosaica, mas se temos um coração voltado para observar e atender as necessidades de uma alma aflita, certamente conquistaremos pontos a mais para alcançar a misericórdia divina.






5 comentários:

  1. É prazeroso ler seus textos.

    A clareza e coerência facilita aos leitores a compreensão do caráter santo de D´us. (Autora).

    em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Grata,Paulo Brasil,e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parabéns pelo blog,

    Cara Gláucia,
    O Senhor continue abençoando sua vida.
    Estou começando a lidar com a blogosfera cristã e gostaria de poder contar com suas visitas e comentários. Se poder me acompanhar também, ficarei muito feliz.

    Paz Seja Contigo.

    ResponderExcluir
  4. Claro Jacira, é só você nos enviar o nome ou o link de seu blog para que todos nós possamos visitá-lo também!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. A paz Galácia!!!
    Seu blog é simplesmente espetacular!!! Tenho aprendido muito com os seus artigos que nos esclarecem muito acerca de passagens que dependem do conhecimento da língua hebráica bem como seus costumes.
    Gostaria que você me esclarecesse uma dúvida em relação a guarda do sábado. Até onde eu entendo, ao ler a Bíblia, vejo Jesus fazendo muitos milagres(senão me engano todos) justamente no sábado, para provocar os fariseus, considerados a elite espiritual da época, mas que não traziam os princípios que norteavam a Lei dada por Deus,e que Paulo nas epístolas nos afirma que se não a cumprirmos em sua totalidade somos descumpridores dela. E o próprio Jesus reduziu a Lei a apenas dois mandamentos, amar a Deus e ao seu próximo, pois o restante depende destes dois, ou seja, falando que por trás da Lei antes vem os princípios que a norteiam. A minha pergunta é a seguinte : Deus quer e espera que guardemos o sábado? Pois há uma grande divergência no mundo cristão, que "guarda" o domingo para se "relacionar" com Deus com mais afinco, e que na Bíblia não existe a troca do sábado pelo domingo como dia de adoração, mas encontramos implicitamente na passagem que Êutico cai do terceiro andar e todos estavam reunidos no primeiro dia da semana. Enfim Jesus aboliu ou não a guarda do sábado?
    Deus te abençoe hoje e sempre!!!

    ResponderExcluir